16 Nov A transformação digital das cidades inteligentes
Barcelona integra desde o início, o movimento de construção das cidades inteligentes a par de Singapura, Viena, São Francisco e Copenhaga.
Assume-se que a evolução a cidade inteligente nunca está completa, sendo marcada ao longo do tempo pelo aumento da ambição e complexidade do projeto.
Barcelona integrou assim níveis complementares de informação, integradas entre si, que permitem melhorar a relação da cidade com os seus munícipes e visitantes.
Nos vários patamares de evolução que a cidade atingiu, identificam-se 5 áreas de atuação fundamentais onde o conceito de inteligência se revela:
- Desenvolvimento económico e habitação
- Saúde
- Mobilidade
- Segurança
- Serviços de utilidade pública
Segundo a edição BISMART, conseguem-se identificar 5 pilares que suportam Barcelona como uma cidade inteligente:
- Software de ligação aos munícipes
- Disponibilização de hotspots Wifi
- Eventos tecnológicos de referência
- Sensorização através do conceito internet of things
- Ambiente propício à inovação
De acordo com os estudos realizados ao momento, cada um dos 5 pilares assume a sua importância na construção de uma cidade mais eficaz. No entanto, consideramos que o primeiro ponto “Software de ligação aos munícipes”, a integração de soluções de monitorização, recolha e tratamento de informação, de e para os utilizadores da cidade em cada uma destas áreas, revela-se assim como o elemento crucial para a evolução do conceito de inteligência em Barcelona.
É exatamente sobre este item que a Municípia tem feito um forte investimento, a procura de soluções que ajudem os Municípios em Portugal a alcançar melhores níveis de eficiência e de inteligência.
Na Municípia, com a solução integrada CityHub.pt, pretendemos assim apoiar os municípios que queiram implementar os melhores princípios de inteligência de cidades. A solução tecnológica proposta é evolutiva, responde a um conjunto de necessidades existentes e interliga a informação dessas mesmas necessidades de forma a criar um referencial de apoio à decisão.